segunda-feira, 28 de julho de 2008

70 anos da morte de Lampião







"Seo Virgulino Ferreira,conhecido Lampião,
Muito fala que é bandido,
o Imperador do Sertão".
(Cantiga de Cordel)


No dia 28 de julho completa 70 anos da morte de Lampião, o rei do Cangaço. Cangaçeiros eram bandos armados que saíam pelo sertão do Brasil aterrorizando a população e acabaram mitificados no imaginário popular. A sua existência foi uma reação ao latifúndio e a miséria predominante no sertão. Para discutir essa questão , veja a reportagem do Jornal da Globo e leia o texto com a entrevista do professor Julio José Chiavenato. Os endereços são:

terça-feira, 22 de julho de 2008

História da Àfrica



Bandeira de Angola.



Por muito tempo, a História da África foi colocada em segundo palno nos currículos escolares. Foi preciso que se criasse uma Lei para que seu estudo fosse valorizado. Vamos iniciar nosso estudo com um passeio virtual a um museu afro e logo depois visitar o Blog do professor Valterlin de Santana que traz muitas curiosidades sobre educação. Os endereços





domingo, 20 de julho de 2008

120 da Abolição da Escravatura no Brasil




Esse ano comemora-se 120 anos da publicação da Lei Áurea que extinguiu legalmente a escravidão no Brasil. Para promover uma reflexão sobre o tema, encontrei esse texto no http://www.portaltosabendo.com.br/ de Jorge Portugal que achei muito interessante e quero socializá-lo no meu Blog.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Maio de 68





O ano de 1968 foi uma marco na História mundial. Movimentos de contestação ao sistema, novas vanguardas artísticas e o crescimento do Movimento Estudantil caracterizaram o período. No Brasil esses movimentos entraram em confronto com o sistema político vigente no país que era a ditadura militar.Esse regime criou um Estado perverso e castrador das liberdades individuais.O tema requer uma reflexão profunda pois nos ajuda a entender o Brasil atual e seus mecanismos de luta popular.Os endereços abaixo trazem um maior aprofundamento do tema a partir de entrevistas e imagens. Confira:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG80866-9556-503,00-A+GLOBALIZACAO+COMECOU+EM.html

Agora veja a entrevista com o jornalista Zuenir Ventura que escreveu um livro sobre o ano de 1968. Confira.



Projetos pedagógicos

Recentemente desenvolvi um projeto interdisciplinar sobre a comemoração do Bicentenário da chegada da Corte Portuguesa no Brasil. O trabalho foi bastante significativo e contou com a participação de professores e alunos do Ensino Médio do 2º e 3 º ano . Veja algumas fotos.

Para visualizar todas as imagens do evento acesse meu fotlog. O endereço é:

http://pauser-ser.nafoto.net/

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Atualmente venho desenvolvendo projetos envolvendo o estudo de novas tecnologias e usando o teatro dentro da sala-de-aula.